A Arrogância é justificada pelo Mérito?

Começo esse humilde texto opinativo cujo o tema é "ARROGÂNCIA". Decido hoje partilhar com vocês sobre esse tema, em decorrência de uma situação que partilharam comigo nessa semana e que verdadeiramente me incomodou, e depois de algumas reflexões pessoais venho aqui trocar essa ideia com vocês, então vamos nessa. 

A Arrogância é justificada pelo Mérito?

A situação que foi partilhada comigo se deu através de uma conversa aonde um ser inflamava seu discurso forjado no "meritocratismo" para desmerecer os outros, suas profissões, seus sonhos , numa justificativa de futuro... Daí veio o meu primeiro questionamento: O QUE JUSTIFICA ESSA ARROGÂNCIA?

Talvez você me responda: "Ah Danilo olhe a riqueza, os bens e todo o sucesso que ele faz", sim, cheguei a pensar nessa alternativa e por algum tempo até concordei com essa resposta, mas, em uma reflexão um pouco menos viciada de clichês de "prosperidade" percebi uma fator importante; O mérito pessoal vence a morte? Obviamente que não, e é ai que o bicho pega, você pode ter tudo, ser lindo e maravilhoso, mas se amanhã o teto caí em sua cabeça, você já era, e o que vai levar? ou melhor, o que
 vai deixar?

Veja bem, não estou aqui pregando o anarquismo, tampouco que devemos ser todos "hippies", apesar de não ter nada contra a filosofia, a minha indignação não está na meritocracia, está sim, em como o mérito transforma valores e exorbita arrogância em alguns; da noite para o dia começa-se a desmerecer tudo a sua volta, tudo que não lhe agrada aos olhos e gostos, não hesita em opinar sobre nada "Seu carro é ruim", "sua casa é feia", "ser professor é um "Futurão" ...", não se importa se és grosseiro ou não, na verdade não tá nem aí, pois crer plenamente que está justificado por ser "exemplo de prosperidade".

Talvez você me diga: "Ah Danilo cada um tem sua opinião", concordarei plenamente com você, mas pedirei então para sairmos das comparações profissionais e irmos para outras: Você se acha fisicamente melhor do que uma pessoa paraplégica? ou uma pessoa negra? e um analfabeto?, você num papo com um cadeirante diria: "Não poder andar é viver sem futuro né?". Percebeu? Se mesmo depois desse exemplo você ainda continua com o discurso de que cada um tem a sua opinião, eu respeito, mas creio que você é um pouquinho preconceituoso e sem dúvida bem arrogante.  

Certa vez ouvi que arrogância com mérito é válida, uma das maiores mentiras que já passaram pelos meus ouvidos. Você pode ter tudo, estudar na faculdade mais cara, ter uma frota de carros, ter 12 casas para alugar, morar numa mansão em alphavilhe, se for por seu mérito e trabalho não tenho dúvida que Deus estará no céu aplaudindo seu esforço, entretanto nunca perca a sua essência, não negocie o seu cerne, pois no fim é ele que vai definir para aonde vamos.

"Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém."
— Papa Francisco

Forte Abraço.
Danilo Rafael Nery de Oliveira





0 comentários:

Postar um comentário