SOBRE MUDANÇA E MEDO



Olá pessoal, vamos relembrar mais um momento marcante da recente história do nosso querido COR JOVEM, hoje vou contar a história do encontro mais "desastroso" dos últimos anos, o tema era "Jovens,

somos a chance de um mundo melhor" a ideia central era falar sobre mudança, parecia-me um "put..." ideia, agente estava passando por um reformulação, reestruturação a pleno vigor, a ideia já era inovar quase que totalmente o processo e nada mais coerente do que falarmos daquilo que estávamos vivendo, mas não deu muito certo não.


Usando a Lógica 

Nos cercamos e confiamos em praticamente todas as pessoas que historicamente sempre contribuíram com o encontro anual do COR, a coordenação decidiu que o grupo novo de jovens que surgia na paróquia iria simplesmente assumir todos os subgrupos nesse encontro, parecia-me uma grande atitude.

Tudo Perfeitamente alinhado, como assim deu errado?

É caro amigo a coisa estava alinhada para ser um encontro marcante, iria definir rumos futuros, mas de forma uma inacreditável barreiras quase indestrutíveis foram inexplicavelmente criadas, pare se ter uma noção a nossa intenção de chamar os jovens do outro grupo da comunidade para serem os animadores do subgrupo não pôde ser feita devido a uma burocracia digna de Weber, precisávamos falar com um monte de coordenadores antes para podermos fazer um simples convite, o que vai de encontro a qualquer lógica, pois era apenas um convite se achassem inadequado era só dizerem não e assunto estava encerrado. O clima criado foi péssimo, nunca vivenciei uma preparação para um encontro tão tensa e não entendia o porque daquele clima hostil.

Uma reunião na calada da noite

Eu fui convocado pela coordenação do COR JOVEM para uma conversa franca e prontamente comparecei, foi quando fui questionado sobre algumas colocações ao meu respeito feitas em uma reunião com os coordenadores do Ministério de música que iria animar o nosso encontro, a coordenação estava preocupada, ouvi atentamente os argumentos e "contos mirabolantes" ao meu respeito e em pouco menos de 10 minutos me defendi, não precisei nem de 30, tamanha eram infundadas as colocações ao meu respeito, mas naquele momento percebi que aquele encontro seria muito problemático, o resumo daquela conversa era bem simples a coordenação ministério de música estava preocupado com a minha presença no evento, era para eu não falar nada, participar de quase nada e não expressar nenhuma opinião que estivesse em desacordo com o "padrão" estabelecido por eles como correta, com a ameaça de transformar aquele encontro em uma "lavagem de roupa suja", pois quando alguém impõe uma opinião afirmando que não sabe se ira se controlar ao ouvir algo que lhe desagrade deixa bem claro a mensagem né.

O Encontro

Bom, esse encontro foi muito problemático e o fato citado anteriormente não foi o único catalisador, nós como equipe erramos e muito nesse encontro estabelecemos prioridades erradas, demos ênfase em coisas pequenas, ficamos muito preocupados em controlar "picuinhas" e principalmente, esquecemos dos jovens, no dia o contingente de pessoas inscritas foi baixíssimo, chegou-se a cogitar a suspensão do encontro, eu fui favor disto, e não era somente pelo número de pessoas, eu sentia, e que fique claro que é o meu sentimento, que algumas pessoas estavam satisfeitas em ver aquele caos, a coordenação graças a Deus não me ouviu o encontro aconteceu e curiosamente ele foi marcante, não foi um primor de organização mas derrubou muitas máscaras que insistiam em ficar incólumes em rostos gélidos.

A lição

Uma frase que ouvi em um dos filmes da trilogia Batman Cavaleiro das Trevas resume bem o final dessa minha história e assim como disse Alfred em uma conversa com Bruce Waine direi eu; "A NOITE É SEMPRE MAIS ESCURA ANTES DO AMANHECER."

FIM


0 comentários:

Postar um comentário